Informe n.º 623


II Encontro Continental dos Povos e Nacionalidades Indígenas das Américas “inti napai” - o ritual de saudação ao sol e acender do jogo

Na abertura, hoje, do II Encontro Continental dos Povos Indígenas das Américas, em Quito, no Equador, o Sol foi saudado e reverenciado com muita emoção por mais de uma centena de representantes dos povos indígenas das Américas. Quem presidiu a cerimônia foi o mestre Pilatunha Lincango, do povo Kitukar, originário da região onde hoje está Quito.

A cerimônia milenar desse povo é extremamente rica em simbologia e expressões rituais. Um grande sol feito de frutas regionais foi sendo tecido no terraço do colégio das Irmãs Lauritas, onde está ocorrendo o Encontro. Ainda era noite, e no céu as estrelas brilhavam, enquanto mãos, mentes e corações de indígenas de diversos povos iam preparando o cenário.

Quando o sol surgiu, o ritual já estava se realizando. Um casal de representantes indígenas de cada país - Colômbia, Venezuela, Peru, Equador, Bolívia, Guatemala, Brasil, México, Paraguai e Honduras - estava em círculo ao redor do sol de frutas e ramos tecidos sobre a terra cheia de pés indígenas. Houve aspersões com perfumes e bebidas indígenas, seguidas do ritual de saudação ao sol.

Todos se sintonizaram com a mãe-terra (pachamama) num gesto de agradecimento, louvor e pedido por todos os povos indígenas do continente, espalhados do nascer ao pôr-do-sol, do Norte ao Sul das Américas. Foram abençoados os frutos da terra, e o punhado de terra trazido pelos representantes dos diversos países.

Foram saudadas montanhas de rara beleza que envolvem a cidade de Quito e de maneira especial o Wawa Pichincha, monte sagrado e fonte da vida do povo Kitukar.

Do Brasil, estão presentes representantes dos povos Makuxi e Wapichana (RR), Pataxó (BA), Tapeba (CE), Sateré-Mawé (AM), Bakairi (MT) e Manchineri (AC) e de seus aliados do Cimi, Diocese de Roraima, dentre outros.

Estão sendo esperados mais de 600 indígenas de quase todos os países do continente e de representantes de vários países da Europa, como Espanha, Itália e França. As diversas delegações estão sendo recebidas com muito entusiasmo, com músicas e saudações.

Nesta manhã ocorreu a abertura do encontro e cinco conferências sobre: Territórios, Autonomia e Livre Determinação – por Sebastião Manchineri, presidente da Coica; Diversidade e Pluralidade – por Luis Macas da Universidade Indígena – Equador; Direitos dos Povos, Nacionalidades e Movimentos Sociais dentro do Fórum Social Mundial – FSM, Por Nicia Maldonado de CONIVE – Venezuela; Militarização, por Forge Frederick (CICA); As Mulheres e a construção do Estado Plurinacional – por Vicenta Chuma (PIA). O II Encontro terminará no próximo domingo (25).

Brasília, 22 de julho 2004
Cimi - Conselho Indigenista Missionário




.. volta para a página principal



Para mais detalhes com referencia ao texto, entre em contato diretamente com o Cimi:


Webmaster Pro REGENWALD

Gostaríamos a receber seus comentários e responder as suas dúvidas. Porfavor, mande sua messagem a se quisser contribuir a esse trabalho.