Informe n.º 602


Em Roraima, Presidência da CNBB manifesta apoio aos Missionários

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) faz amanhã (27) uma visita em solidariedade à Diocese de Roraima que, nos últimos meses, vem sofrendo com a perseguição e crimes cometidos contra seus missionários.

No mês de janeiro, um grupo de arrozeiros, fazendeiros e indígenas contrários à homologação da área Raposa Serra do Sol invadiu e saqueou a missão de Surumu, que fica dentro da terra indígena e seqüestraram os padres Ronildo França e César Avellaneda e o Ir. João Carlos Martinez.

Entre os visitantes estarão presentes o presidente da CNBB, Dom Geraldo Majella Agnelo, e o vice da, Dom Antônio Celso Queirós.

Na programação da visita da presidência está prevista uma visita à aldeia indígena pela manhã. Já no período da tarde, está marcada uma entrevista coletiva à imprensa com Dom Geraldo Majella e Dom Antônio Celso, que acontece às 15 horas, no Centro Pastoral Paulo VI. Em seguida, no mesmo local, os agentes de pastorais recebem os membros da comitiva.

Já às 17 horas, haverá uma reunião com juízes e promotores locais na sede da Justiça Federal. O encerramento da visita à Diocese de Roraima acontece com uma celebração eucarística na catedral de Boa Vista, às 19 horas e 30 minutos.

Servidor da Funai é assassinado por Garimpeiros em Terra Yanomami

O servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai), Valdez Marinho Lima, de 39 anos, foi assassinado na segunda-feira por garimpeiros que atuam ilegalmente na região de Paapiu, terra Yanomami, em Roraima. O crime ocorreu pela manhã numa emboscada às margens do rio Colto Magalhães.

Lima e mais seis servidores fiscalizavam o local a partir de denúncias feitas por lideranças Yanomami, durante a 33ยช Assembléia Geral dos Povos Indígenas de Roraima, realizada entre os dias 7 e 10 de fevereiro. Seus companheiros fugiram da emboscada em busca de ajuda assim que ouviram os disparos.

O administrador da Funai em Boa Vista, Martinho Andrade, denuncia que mais de 50 garimpeiros estão atuando ilegalmente na região. Ele alerta ainda que apesar de três pistas de pouso terem sido dinamitadas em dezembro pela Funai e Polícia Federal, todas foram recuperadas e continuam operando.

O corpo de Valdez Marinho Lima foi encontrado com um tiro de espingarda no peito. Lima é índio do povo Xerente e trabalhava na Funai desde a adolescência. O servidor participava de operações de retirada de garimpeiros da terra indígena Yanomami desde o ano de 1994.

CNBB lança Campanha da Fraternidade 2004

Foi lançada ontem, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, a Campanha da Fraternidade 2004. Com o tema "Fraternidade e Água" e o lema "Água, fonte de vida" a CNBB pretende chamar a atenção da sociedade brasileira para o valor vital da água aos seres vivos, o esgotamento dos recursos hídricos no mundo e a importância de uma defesa maior por parte da sociedade destes recursos.

Acompanhando a Campanha da Fraternidade como fez nos anos de 2002 e 2003, quando tiveram temas relacionados a povos indígenas e idosos, o Conselho Indigenista Missionário também terá a água como tema da Semana dos Povos Indígenas deste ano -"Água é vida" -, juntamente com o lema "Alicerce das tradições dos povos indígenas". A Semana dos Povos Indígenas será realizada em abril, entre os dias 18 e 24.

Brasília, 26 de Fevereiro de 2004
Cimi - Conselho Indigenista Missionário




.. volta para a página principal



Para mais detalhes com referencia ao texto, entre em contato diretamente com o Cimi:


Webmaster Pro REGENWALD

Gostaríamos a receber seus comentários e responder as suas dúvidas. Porfavor, mande sua messagem a se quisser contribuir a esse trabalho.