Informe n.º 601


CNBB faz Visita de Solidariedade è Diocese de Roraima

Em solidariedade è diocese de Roraima que vem sofrendo com a perseguição e crimes cometidos contra seus missionários, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) decidiu na manhã de hoje, durante a sétima reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), que visitará no próximo dia 26 a capital do estado, Boa Vista.

No dia 6 de janeiro, um grupo de arrozeiros, fazendeiros e indígenas contrários è homologação da área Raposa Serra do Sol invadiu e saqueou a missão de Surumu, que fica dentro da terra indígena e seqüestraram os padres Ronildo França e César Avellaneda e o Ir. João Carlos Martinez.

O intuito da visita, que contará com a presença do presidente da CNBB, Dom Geraldo Majella Agnelo, e do vice, Dom Antônio Celso Queirós, é o de manifestar apoio e solidariedade aos agentes de pastoral da diocese, bem como repúdio ès declarações de políticos e da mídia local que vêm disseminando o preconceito e o ódio contra os missionários .

Na última terça-feira, dia 17, a polícia federal indiciou o ruralista Paulo César Quartiero e o cacique Genivaldo por participarem da depedração da missão Surumú e do seqüestro dos três missionários. Segundo informações da polícia federal, Quartiero emprestou máquinas e tratores aos seqüestradores. Além deles, a prefeitura de Uiramutã também é acusada de estar envolvida no seqüestro.

índio Guarani-Nhandeva é Baleado por Fazendeiros

O conflito entre os fazendeiros e o povo Guarani-Nhandeva, em Iguatemi e Japorã, a cerca de 547 quilômetros de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, foi acirrado no último domingo (15) quando o índio Dércio Lemes foi baleado em uma emboscada dentro na aldeia de Porto Lindo na divisa com a área Yvy Katu.

A emboscada aconteceu por volta das 15 horas. O indígena teve o pulmão perfurado, e foi atendido no Hospital Evangélico de Dourados, a 300 quilômetros do local. Segundo notícia veiculada pela imprensa do estado, agentes da Polícia Federal de Naviraí prenderam no dia 17, José Mauro Ferreira Silva, conhecido por "Careca", suspeito de ter atirado no indígena.

No mesmo dia, o administrador da fazenda Paloma, conhecido por Manoel, José Varago da fazenda São José e funcionários da São Jorge, acompanhados por grupo portando armas de fogo foram è aldeia para pegar animais e objetos que diziam terem sido roubados pelos indígenas durante retomada das 14 fazendas no município de Japorã. Impedidos pela comunidade, que só permitia a entrada com ordem judicial, eles entraram è força e atirando, atingindo Décio nas costas, além de carregar animais de propriedade dos indígenas. As lideranças da comunidade informam que os fazendeiros continuam alimentando o conflito. Para o cacique Rosalino Ortiz foram ações de pistoleiros.

O fórum das entidades dos movimentos sociais do Mato Grosso do Sul vai encaminhar carta-denúncia para o Senado Federal e órgãos competentes contra a ação dos senadores e autoridades sul-mato-grossenses e solicitação ao Ministério Público Federal para investigar ação na zona rural de empresas de segurança.

Cacique Xukuru sofre novas Ameaças

Exatamente um ano após ter sofrido uma emboscada , o cacique do povo Xukuru, Marcos Luidson de Araújo, denunciou estar, novamente, sendo ameaçado. Em 7 de fevereiro de 2003 um atentado contra sua vida vitimou dois índios na terra indígena Xukuru em Pesqueira, Pernambuco. Na mesma data, só que neste ano, Marcos foi ameaçado por telefone.

Segundo denunciou o cacique ao Conselho Indigenista Missionário regional Nordeste, no último dia 7 a mãe de sua namorada atendeu ao telefone e do outro lado uma pessoa que não quis se identificar, com voz feminina, disse para sua filha e seu marido "não andar com o Marcos", porque estava preste a acontecer "uma coisa com ele até o mês de maio". O cacique que nesse dia estava na casa da namorada tentou falar com a pessoa e não obteve resultado. Preocupado com esta ameaça, que não é a primeira, ele pede providência para que este caso seja apurado.

Em fevereiro do ano passado, após a emboscada, Marcos denunciou o Brasil è Organização dos Estados Americanos (OEA), pelo descumprimento das medidas cautelares de proteção a ele e è sua mãe, Zenilda Maria de Araújo. As providências foram solicitadas em outubro de 2002, pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, depois das inúmeras ameaças de morte que os dois vinham recebendo.

Na ocasião ficou acertada uma reunião entre o governo brasileiro e o cacique Marcos para definir como seria realizada sua proteção. Um novo descumprimento dos termos acordados durante a reunião levará o Brasil è Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Brasília, 19 de Fevereiro de 2004
Cimi - Conselho Indigenista Missionário




.. volta para a página principal



Para mais detalhes com referencia ao texto, entre em contato diretamente com o Cimi:


Webmaster Pro REGENWALD

Gostaríamos a receber seus comentários e responder as suas dúvidas. Porfavor, mande sua messagem a se quisser contribuir a esse trabalho.