Informe n.º 594


CNBB Pede Providências ao Ministro da Justiça Sobre o Conflito na Terra Indígena Marãiwatsedé

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entregou hoje (18) no Ministério da Justiça uma carta solicitando providências urgentes do governo acerca do conflito que dura mais de 30 dias entre o povo Xavante e invasores da terra indígena Marãiwatsedé, em Alto Boa Vista, cerca de mil quilômetros de Cuiabá, no Mato Grosso.

Preocupada com a grave situação de conflito, a presidência da CNBB pede ao ministro da Justiça que providências "urgentes" sejam tomadas para garantir o retorno dos Xavante à terra constitucionalmente garantida e para evitar um conflito de maiores proporções.

No documento a CNNB coloca suas preocupações com as constantes ameaças que os índios e Dom Pedro Casaldáliga vêm recebendo, e solicita que seja garantido pelo governo "um efetivo necessário da Polícia Federal no local do conflito para assegurar a integridade física do povo Xavante; que sejam reassentados todos os posseiros que são clientes da reforma agrária; seja garantida segurança a Dom Pedro Casaldáliga e agentes da Pastoral da Prelazia, que vêm sofrendo ameaças de morte pela sua defesa aos direitos dos Xavante à posse da terra. Acima de tudo contamos que o Estado Brasileiro trabalhe com afinco para que os direitos garantidos aos índios na Constituição sejam cumpridos e respeitados".

A CNBB reafirmou ainda sua disposição em continuar colaborando com o governo. A elaboração do documento se deu na ocasião da última reunião do ano da presidência da CNBB, que termina hoje.

Continuaremos na Luta

O nosso informativo chega ao final de mais um ano com o sentimento de missão cumprida e com a convicção de que muito ainda temos por fazer nesta luta em defesa dos direitos dos povos indígenas. O "Mundo que Nos Rodeia", informe semanal,veiculado toda quinta-feira pelo Cimi, encerra mais esta etapa de trabalho, tendo sido um norteador na divulgação das questões relacionadas à causa indígena.

Divulgamos mais de 100 notícias relacionadas aos povos de todo Brasil; nelas, denunciamos atrocidades e desrespeitos contra os direitos dos povos indígenas, alertamos sobre rumos tortuosos em diversos campos políticos, divulgamos conquistas e apoiamos diversas lutas e campanhas dos povos indígenas no Brasil.

Este foi um ano cheio de dúvidas e apreensões e poucas sinalizações referentes aos rumos que serão tomados por este governo acerca dos povos indígenas, mas nos mantivemos forte e comprometidos nos princípios que nos norteiam - lutar em defesa dos direitos dos povos indígenas e apoiá-los em suas lutas.

Este é nosso último informe deste ano, mas no dia 8 de janeiro voltaremos a noticiar informações sobre os povos indígenas na busca da "Terra Sem Males".

Certos de que a luta continua, desejamos a todos boas festas e que no próximo ano possamos continuar juntos nesta caminhada.

Brasília, 18 de dezembro de 2003
Cimi - Conselho Indigenista Missionário




.. volta para a página principal



Para mais detalhes com referencia ao texto, entre em contato diretamente com o Cimi:


Webmaster Pro REGENWALD

Gostaríamos a receber seus comentários e responder as suas dúvidas. Porfavor, mande sua messagem a se quisser contribuir a esse trabalho.