Informe n.º 583


A Política Indigenista em Tempo de Mudança - entre o sonho e a Realidade

Teve início na última terça-feira (30), e vai até sábado (4), o 1º Mutirão dos Povos Indígenas do Leste. O encontro reúne cerca de 500 lideranças indígenas de 13 povos dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, na terra indígena Xakriabá, em São João das Missões, cerca de 700 quilômetros de Belo Horizonte, Minas Gerais.

"Vamos sonhar juntos e construir em mutirão", é a palavra de ordem do encontro, que tem o objetivo de promover o intercâmbio entre os povos, fortalecer o protagonismo indígena, articular as lutas, definir estratégias conjuntas para o fortalecimento do movimento indígena e para formulação de uma nova política indigenista para o País.

A abertura do encontro contou com a apresentação das etnias e suas perspectivas para este mutirão. Um teatro de bonecos ilustrou o tema principal, resgatando a histórica luta dos povos indígenas para as conquistas de seus direitos, destacando a participação efetiva dos índios na Constituinte. A discussão foi reforçada por uma análise de conjuntura, que abordou a situação de inércia do governo federal sobre a formulação de uma política indigenista efetivamente em prol dos índios, e como os povos indígenas, a partir de suas realidades, podem ajudar no processo de construção desta política, convertendo o possível em real e o impossível em possível.

Para Domingos Nunes de Oliveira, cacique Xakriabá, este mutirão é muito importante para a união de forças entre os povos na luta pelos seus direitos. "A gente está aqui durante estes dias para discutir e somar forças, para lutar uns pelos outros e não individualmente", disse. O cacique acredita que a luta unida é a maior arma para a conquista de uma vida digna para os povos indígenas. "Muita gente luta por interesses pessoais e nós povos indígenas não podemos pensar desta forma, temos que lutar de forma geral para conquistar uma vida digna para todos os povos. Discutindo junto podemos ver as necessidades de cada um", concluiu.

Participam também do encontro representantes de entidades de apoio aos povos indígenas e da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme).

Hoje as discussões serão sobre a participação das mulheres indígenas na luta dos povos e auto-sustentação dos povos indígenas. Na sexta-feira (3) o encontro vai abordar a participação das comunidades indígenas nas eleições municipais. À noite, na cidade de São João das Missões, haverá uma celebração cultural.

Comissão de Direitos Humanos visita Áreas Indígenas em Conflito

Motivada pela série de crimes cometidos contra os povos indígenas nos últimos meses, uma caravana da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal partirá em visita aos principais focos de conflito no País. As visitas serão feitas a povos indígenas de oito estados diferentes entre os dias 7 a 18 de outubro.

O principal objetivo das inspeções é fazer um levantamento da situação em cada uma das terras indígenas. Ao término da viagem, a Comissão de Direitos Humanos divulgará um relatório com o resultado de todo levantamento.

As datas e locais a serem visitados são: aldeia Terena, em Sidrolândia, Mato Grosso do Sul, dia 7; aldeias Xavante, Mato Grosso, dia 8; aldeia Cinta Larga, em Pimenta Bueno, Rondônia, dia 9; aldeia Macuxi, na área Raposa/Serra do Sol, Roraima, dia 13; aldeias Pataxó, Ilhéus, Bahia, dia 14; aldeia Xukuru, em Pesqueira, Pernambuco; aldeias Kaingang e Guarani, em Santa Catarina. Além das visitas às aldeias, estão previstas audiências públicas em todos os estados. Orlando Fantazzine, de São Paulo, César Medeiros, de Minas Gerais, e Pastor Reinaldo, do Rio Grade do Sul são os deputados que farão parte da caravana.

Brasília, 02 de outubro de 2003.
Cimi - Conselho Indigenista Missionário




.. volta para a página principal



Para mais detalhes com referencia ao texto, entre em contato diretamente com o Cimi:


Webmaster Pro REGENWALD

Gostaríamos a receber seus comentários e responder as suas dúvidas. Porfavor, mande sua messagem a se quisser contribuir a esse trabalho.